Nota de Apoio à permanência do Programa Cantos do Sul da Terra

A organização Amigas da Terra Brasil vem, por meio desta, manifestar seu apoio ao programa Cantos do Sul da Terra, que foi recentemente encerrado por decisão de Caio Tomazeli, secretário de Comunicação do governo de Eduardo Leite (PSDB). Este programa é de extrema importância, pois representa uma das poucas iniciativas que coloca a cultura regional como um elemento diverso e interconectado com a história da América Latina e com o território pampeano.

O Cantos do Sul da Terra tem mostrado, ao longo de sua trajetória, não apenas a riqueza da expressão cultural local, mas também a pluralidade de manifestações artísticas que dialogam com as raízes e as tradições dos povos que habitam essa rica região. Ao promover a cultura regional em sua diversidade, o programa se torna um espaço vital para a valorização das identidades locais e para a formação de um diálogo cultural mais amplo.

A decisão de encerramento do programa não apenas compromete essa diversidade, mas também limita a possibilidade de conhecimento e apreciação das múltiplas vozes que compõem o cenário cultural do Sul do Brasil e de toda a América Latina. A hegemonização das narrativas culturais é um processo perigoso, que pode levar ao apagamento de identidades e à perda da riqueza cultural que caracteriza nossa sociedade.

Por isso, fazemos um apelo às autoridades competentes para que reavaliem essa decisão e mantenham o programa Cantos do Sul da Terra como um potente espaço de resistência cultural, diálogo e educação. A preservação da cultura local deve ser uma prioridade, e o Cantos do Sul da Terra é um caminho fundamental para garantir que essas vozes sejam ouvidas e respeitadas.

Apoiamos a continuidade dessa iniciativa, que é essencial para fortalecer a diversidade cultural e promover um entendimento mais profundo das nossas identidades no contexto latino-americano.

Amigas da Terra Brasil

Compartilhe:

Mais Matérias

Bioma Pampa na Cúpula dos Povos

Uma plenária na noite dessa 2ª feira (7/07), no Sindbancários, em Porto Alegre (RS), inicia um novo ciclo de reuniões periódicas realizadas com o objetivo de mobilizar populações, entidades e movimentos sociais em defesa do Bioma Pampa rumo à Cúpula dos Povos. Fotos no final deste texto Até agora, ocorreram

Assembleia Geral da Amigas da Terra Brasil

  A Amigas da Terra Brasil convoca seus associados e associadas para Assembleia Geral no dia 4 de julho de 2025.  A 1ª chamada às 18h30min, 2ª chamada às 18h45min. 📝Pauta: apresentação de relatório de atividades 2024-2025/1, balanço financeiro 2024 e informes gerais. 📍Local: Rua Olavo Bilac 192, Porto Alegre/RS

Quarta Temática de junho traz as retomadas indígenas

  Em junho, a nossa sede, a CasaNat, foi um espaço de escuta, troca e construção coletiva entre indígenas e não indígenas. Na Quarta Temática, que aconteceu no dia 25/06, recebemos caciques e lideranças dos povos Guarani e Kaingang. Também participaram representantes do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e da AEPIM

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x