AMIGAS DA TERRA BRASIL

SOBRE A CaSAnAT

A CaSAnAT (Centro de Arquitetura Socioambiental para o núcleo Amigas da Terra) está localizada na Rua Olavo Bilac, 192, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre (RS). A edificação, com mais de 80 anos e que já abrigou uma escola, foi cedida à organização pelo Patrimônio da União para uso gratuito em 2004.

Na época, a casa estava reduzida a ruínas, apenas a fachada estava em pé. Diversas etapas de reformas, mutirões e mobilização de associadas(os), apoiadoras(es), profissionais e núcleos de universidades foram necessários até que o imóvel passasse a funcionar como sede permanente da Amigas da Terra Brasil (ATBR).

É na CASANAT onde fazemos as reuniões de equipe da Amigas da Terra Brasil, temos encontros com parceiros e realizamos atividades abertas para a população, como a Feira Frutos da Resistência. A casa também abriga o Centro de Documentação Magda Renner, que está em construção para ser disponibilizado à população com mais de 3 mil  livros e publicações, videoteca com mais de 200 volumes, fotografias e arquivos de documentos sobre as principais lutas e a atuação da Amigas da Terra Brasil junto ao movimento ecológico e nacional desde a década de 1970.

A execução do projeto e o uso da sede são compatíveis com a missão e os objetivos estatutários da entidade, bem como com os usos previstos no contrato de cedência firmado com a União. Hoje, reformada, a CaSAnAT é centro de referência do ambientalismo em meio urbano.

Saiba mais sobre o Projeto da CaSAnAT (CLIQUE AQUI)

OS OBJETIVOS DO PROJETO

Abrigar a sede do Núcleo Amigas da Terra Brasil (nAT)
Viabilizar a continuidade de suas atividades cotidianas, criando espaços para o funcionamento do escritório, sala de reuniões e espaços para atividades abertas ao público.

Abrigar o Centro de Documentação Magda Renner
Disponibilizar ao público acervo catalogado digitalmente de mais de 3 mil livros e publicações sobre a temática ambiental, videoteca com mais de 200 volumes, arquivos de documentos sobre as principais lutas e a atuação da entidade junto ao movimento ecológico e nacional desde a década de 70, além de imagens que reconstroem essa história.

Ser um Centro de Referência em Construção Sustentável no Meio Urbano
Demonstrar formas de sustentabilidade nas cidades, a partir da reforma e intervenção em uma edificação convencional. Promover a difusão de práticas cotidianas ambientalmente corretas por meio da visualização de técnicas de baixo impacto no ambiente, além do resgate e recuperação da edificação, visando a valorização do patrimônio cultural de Porto Alegre.

 ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS UTILIZADAS NA REFORMA DA CASANAT:

– Uso eficiente da energia;
– Conforto ambiental;
– Tratamento local de efluentes;
– Paisagismo produtivo;
– Reaproveitamento de resíduos;
– Coleta e utilização da água da chuva;
– Geração de energia solar térmica e fotovoltaica;
– Reaproveitamento de materiais de construção;
– Seleção de materiais de baixo impacto ambiental;
– Ênfase no uso natural de iluminação e ventilação.


Abaixo, confira nos links uma série de documentos e estudos sobre o processo participativo de recuperação do imóvel localizado à Rua Olavo Bilac, 192, e sua transformação em referência socioambiental em meio urbano:

// APRESENTAÇÃO SOBRE O PROJETO CASANAT
// CADERNOS CASANAT- montagem
// CADERNOS CASANAT 1 - levantamentos
// CADERNOS CASANAT 2 - mutirão projetual
// CADERNOS CASANAT 3 - estudos preliminares
// CADERNOS CASANAT 4 - anteprojeto
// CADERNOS CASANAT 5 - projeto executivo final
// 1ª ETAPA - materiais
// 2ª ETAPA - materiais
// MEMORIAL - descritivo e quantitativo
// CASANAT - mutirão projetual
// ARTIGO - Centro de referência para edificações sustentáveis em meio urbano: projeto para a sede do Núcleo Amigos da Terra (NAT) - Porto Alegre/RS
// ARTIGO - Processo de projeto participativo: Criação em arquitetura Sócio-Ambiental para o núcleo Amigos da Terra (CaSAnAT)
plugins premium WordPress