O que está em jogo nas eleições: clima, território, soberania e democracia

Por Amigas da Terra Brasil

Considerando a atual conjuntura eleitoral, entendemos que nos cabe, enquanto Amigas da Terra Brasil, situar a eleição do ponto de vista da justiça ambiental e no que diz respeito à questão ambiental e climática.

As eleições de 2026 acontecem em um momento decisivo para o futuro socioambiental do Brasil. Não está em disputa apenas quem ocupará a Presidência da República, mas o modelo de desenvolvimento do país, a forma de enfrentar a emergência climática, quem controlará nossos territórios e recursos naturais e se a riqueza brasileira será utilizada para ampliar direitos e soberania ou para aprofundar nossa condição de exportadores de matérias-primas.

A principal batalha climática brasileira

O Brasil responde por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. Mas nossa estrutura de emissões é diferente daquela dos países industrializados: aproximadamente 48% estão relacionadas à mudança do uso da terra e ao desmatamento, enquanto a agropecuária responde por cerca de 27%. Considerados conjuntamente, o agronegócio é responsável por aproximadamente três quartos das emissões brasileiras.

A principal batalha climática brasileira, portanto, é combater o desmatamento, proteger os biomas e transformar o modelo do agronegócio que continua degradando e envenenando nossos territórios.

Neste sentido a diferença entre os governos Bolsonaro e Lula é concreta. Durante o governo Jair Bolsonaro, o desmatamento da Amazônia aumentou significativamente, chegando a 13.038 km² em 2021 e 11.568 km² em 2022. Houve desestruturação de políticas e mecanismos de fiscalização ambiental. A declaração do então ministro Ricardo Salles sobre aproveitar a pandemia para “passar a boiada” tornou-se símbolo dessa orientação.

A partir de 2023, o governo Lula retomou o PPCDAm e recompôs estruturas de fiscalização. O desmatamento da Amazônia diminuiu 21,8% em 2023, 43,8% em 2024 e 50% em 2025, em comparação com os anos anteriores. Em 2024, as emissões brasileiras associadas à mudança de uso da terra caíram 32,5%, segundo o SEEG.

Esses resultados não significam que o problema esteja resolvido. O Brasil continua destruindo seus biomas, expandindo fronteiras agropecuárias e minerais e mantendo uma política de expansão da exploração de petróleo e gás. A diferença está na capacidade e na disposição do Estado de enfrentar o desmatamento e regular interesses econômicos.

A emergência climática já está acontecendo

A política climática também precisa enfrentar a adaptação. Secas, enchentes, tempestades, ciclones e incêndios extremos já provocam perdas humanas, econômicas e territoriais.

As enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul atingiram cerca de 2,4 milhões de pessoas em 478 municípios e provocaram 183 mortes. O Guaíba chegou a 5,37 metros em Porto Alegre. Estudos apontam que a mudança climática tornou o evento aproximadamente duas vezes mais provável.

A resposta do governo Lula incluiu assistência de emergência, reconstrução e, principalmente, investimento em adaptação. O governo federal destinou cerca de R$ 6,5 bilhões a um fundo específico para reconstrução e infraestrutura de adaptação climática no Rio Grande do Sul. O atual Plano Clima inclui uma Estratégia Nacional de Adaptação e 16 planos setoriais e temáticos de adaptação.

Minerais estratégicos e soberania

A dita transição energética o pano de fundo de uma disputa pelo controle dos minerais estratégicos. Lítio, terras raras, níquel, grafite, cobre e outros recursos são fundamentais para tecnologias de eletrificação, armazenamento, indústria e principalmente para as guerras.

O risco é repetir a velha lógica colonial: o Brasil fornece minério barato e importa produtos de alta tecnologia.

O governo Lula vem defendendo maior beneficiamento, processamento, industrialização e desenvolvimento tecnológico no país. Flávio Bolsonaro, por outro lado, tem apresentado o Brasil como quintal dos Estados Unidos, garantindo os minerais críticos de seu interesse para reduzirem sua dependência da China.

Para nós, soberania mineral não significa simplesmente aumentar a mineração. Significa decidir democraticamente o que extrair, onde, quanto, para quem e para quê, garantindo direitos territoriais e agregação de valor no Brasil.

Também precisamos disputar o Congresso

Nenhuma política socioambiental será implementada apenas pela Presidência. O Congresso pode fortalecer ou desmontar a legislação ambiental, garantir ou retirar recursos de fiscalização e ampliar ou restringir direitos territoriais.

Por isso, não basta escolher quem ocupará o Palácio do Planalto. Temos que cambiar este Congresso inimigo do povo!

Para a Amigas da Terra Brasil, alguns princípios não podem ser negociados: defesa da democracia; justiça ambiental e climática; proteção dos territórios; direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais; soberania sobre nossos bens comuns; transição energética justa, popular e feminista; democratização da energia; diversificação econômica; reformas agrária e urbana, e enfrentamento das estruturas que transformam territórios e populações em zonas de sacrifício.

E, em última análise, trata-se também de uma luta pela própria democracia: se o futuro do Brasil será moldado por instituições públicas e pelo controle democrático sobre seu território e seus bens comuns, ou cada vez mais pelo poder econômico concentrado, por interesses geopolíticos estrangeiros imperialistas, pelo militarismo, por milícias e pelo extremismo religioso.

Confira também em nossas redes sociais, curta e compartilhe!

https://www.instagram.com/p/Dd94GB2xN43

Compartilhe:

Mais Matérias

A força das juventudes marca o 3º Encontro Vozes pela Justiça Ambiental

Nos dias 21 e 22 de setembro estivemos no 3º Encontro Vozes pela Justiça Ambiental. A atividade teve como objetivo construir unidade nas lutas que crescem do chão de territórios como retomadas indígenas, assentamentos da reforma agrária, ocupações de moradia, kilombos, cozinhas solidárias, hortas comunitárias e periferias que se erguem

MANIFESTO POLÍTICO: CIDADES VERDES, PERIFERIAS VIVAS!

Pelo direito à terra, à agroecologia e à justiça climática a partir das periferias e territórios populares Nós, trabalhadoras do campo e da cidade, reunidas em jornada de lutas neste 21 de setembro, Dia da Árvore, erguemos nossas vozes e nossas ferramentas para afirmar: a cidade é para morar, plantar

Comitê pede que governo federal retire apoio ao Projeto Natureza da CMPC

Manifestação ocorre às vésperas da assinatura do contrato para terminal da empresa no Porto de Rio Grande O Comitê Técnico de Análise Crítica do EIA-RIMA do Projeto Natureza, que reúne organizações, pesquisadores, entidades socioambientais e representantes da sociedade civil, encaminhou ao governo federal uma carta em que pede a revisão

No dia 9 de setembro, a CSAA Territórios de Vida convida Clarissa Silveira, do Sítio Libélula, para uma tarde de criação e troca de conhecimentos a partir da cerâmica artesanal.

Na oficina Prática de Cerâmica, vamos experimentar modelagem manual com impressão botânica, explorando formas, texturas e elementos da natureza para criar peças únicas. 📅 9 de setembro🕐 13h às 17h — você pode chegar em qualquer horário entre o início e o fim!📍 CasaNAT (sede da ATBR) – Rua Olavo

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x